terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vereadores de Camaçari atendem comissão de estudantes em manifestação

Estudantes da rede pública de Camaçari que estão há quase um mês sem aula ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores para solicitar o retorno das atividades nas escolas suspensas devido a greve dos professores em campanha salarial. Os jovens cobraram uma posição do governo e se negaram a sair do local até serem atendidos.
Indignado com o fato de a greve atrapalhar o ano letivo, representando a UESC (União dos Estudantes Secundaristas de Camaçari), o estudante Elizeu Matos fez um desabafo. “Quando chegar ao final do ano os professores vão colocar trabalhos e vamos terminar um ano sem conteúdo, inclusive muitos pais deixaram de trabalhar por que precisam cuidar de seus filhos, precisamos de uma resposta uma solução, queremos aulas, um ensino melhor, merenda de qualidade”.
Existem informações não oficiais que os professores, apesar de ainda não ter encerrado a paralisação aceitaram algumas concessões ofertadas pelo executivo municipal. “Eles estão refletindo e vão entender que hoje é impossível fazer reajustes nos salários por conta da perda de arrecadação que o município vem sofrendo, pra se ter uma ideia 75% do percentual destinado para a educação é pra pagamento de folha, o prefeito tem estudado esperando que haja uma elevação na receita”, disse o líder da bancada governista, Jorge Curvelo (DEM).
Já para o vereador Marcelino (PT) falta sensibilidade do chefe do executivo para resolver o impasse. “Muitos desses estudantes vão para a escola sem ter o que comer, e o prefeito tá vendo que tem pai e mãe desempregados e por que a prefeitura não recebe essas pessoas, cabe a ele resolver tudo isso, mas acha que a culpa é da oposição, fica perdendo tempo fazendo campanha na defesa dele, é lamentável, a gente como vereador se sente inútil”.
Na opinião do vereador Gilvan Souza (PR) o movimento dos estudantes foi desvirtuado. “Fico sentido por que deveríamos estar falando melhoria da qualidade do ensino, da campanha salarial dos professores e estamos tratando de ideologia política, partidária, enfim procurado culpados, eu costumo dizer que é importante a autocritica, todos nós somos culpados em algum momento, precisamos reconstruir esse conceito, o projeto pedagógico da cidade”.
O vereador Sessé Abreu PSDB defendeu que a verdade deve ser uma prioridade nessa discussão. “Perde aluno, perde professores, perde toda Camaçari, então temos que buscar todas as alternativas possíveis para resolver esse problema”. 
Ainda durante a reunião os estudantes cobraram mais respeito ao movimento e relataram que são barrados na prefeitura e coagidos já que chamam sempre a policia no local. A classe pontuou também que não sabem que é a secretária da educação do município.
Fonte: http://portalabrantes.com/noticia/9138/Vereadores-de-Camacari-atendem-comissao-de-estudantes-em-manifestacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário